O Marketing Digital foi um termo que se popularizou com o crescimento da internet e dos meios digitais.
De facto, a cada dia, mais pessoas estão conectadas e passam mais tempo ligadas à Internet. Então, por que não criar estratégias de marketing que identifiquem essas pessoas e atinjam de forma certeira o seu público-alvo?
Assim, o Marketing Digital nada mais é do que estratégias de marketing para promover produtos e serviços através dos meios digitais (redes sociais, blogs, sites, e-mail marketing, etc.)
Por oposição ao Marketing Tradicional – em que a preocupação é atingir o maior número de pessoas possível – as estratégias dentro do Marketing Digital permitem uma otimização da estratégia definida. Uma opção que possibilita à empresa estar mais à frente da concorrência, ajudar a determinar e atingir o público-alvo corretamente, um investimento mais baixo e a possibilidade de analisar os resultados reais com maior precisão.
Para utilizar bem as ferramentas de Marketing Digital é necessário pensar em alguns detalhes para não cometer erros. É preciso primeiramente conhecer o cliente, os seus hábitos, quais são as suas necessidades e os seus problemas… No fundo, tudo o que com ele se relaciona.
Além disso, as estratégias em ambiente web permitem que as empresas estejam mais próximas dos seus clientes de maneira mais personalizada. A relação cliente-empresa torna-se muito mais dinâmica e o feedback do cliente chega em tempo real.
Conhecido o cliente, o passo seguinte é criar conteúdos que sejam de interesse e que o faça ser fiel aos canais de comunicação da empresa e marca. Estratégia e conteúdo irão sempre andar de mãos dadas no marketing digital, pois fazendo o bom uso das duas o cliente encontrará a empresa e confiará na marca.
Ninguém está de fora do mundo digital, por isso, o Marketing Digital deve ser encarado como um criador de oportunidades para os negócios. Analisar os objetivos da empresa; definir metas; fazer uma boa estratégia; conhecer o público-alvo; criar bons conteúdos e confiar profissionais especializados são passos fundamentais que irá ajudar qualquer negócio no caminho certo.
E O MARKETING OFFLINE?
Como já referimos, o Marketing Digital é uma evolução do Marketing para os meios de comunicação que existem hoje.
Marketing Tradicional e Digital, não se anulam. Pelo contrário, complementam-se e são vários os exemplos de marcas que combinam as duas variáveis, com resultados extraordinários em termos de notoriedade da marca, alcance da campanha e aumento de vendas.