Eis o termo do Silêncio do Som Sagrado

Os grandes filósofos tentam, por palavras, exprimir o grande poder da música. Platão descreve-a na conceção de estados emocionais no ouvinte. Aristóteles faz uma abordagem mais arrojada, sugerindo que a mesma “imita” ou representa as emoções. Contudo, nada ou pouco sabemos sobre a música no seu tempo. 

Share This Post

Olivier Latry, o conceituado organista titular da Catedral de Notre- Dame, descreve a quarta arte como sendo o antídoto perfeito do envelhecimento ou, então, sugere que a solução para a juventude perpétua está representada no Monumental Órgão da Irmandade da Lapa, “Sinto-me mais novo quando estou aqui, porque a primeira vez que vim cá foi em 1995, há muito tempo. Foi o meu primeiro concerto em Portugal. Ver este instrumento a ser restaurado é um pouco como também ter algo jovem, então faz-me sentir mais novo”. O embaixador mundial do instrumento fez a inauguração em 1995, como disse e, volta ao local mais emblemático da cidade do Porto para o inaugurar, após 3 anos de silêncio e longos meses de restauro.

O instrumento conquistou um lugar de destaque no património musical do Porto, pela sua sintonia com a estética e acústica da igreja da Lapa. 

O professor Filipe Veríssimo completa, acrescentando: “Pela sua monumentalidade, pelo aspecto estético de uma beleza, que diria ímpar a nível internacional. Com integração do Vitral que é representativo da Lapa e, pela sonoridade. Inclusive o organeiro que construiu este órgão, Georg Jann (1934-2019), refere que, este instrumento é a sua obra-prima”. 

O restauro tem como principal objetivo, substituir as peças oxidadas pelo tempo e instalar um novo sistema elétrico. 

A desmontagem e a montagem começou nos pulmões do instrumento, onde foram substituídos os 11 foles que produzem ar para alimentar 4500 tubos. 

Com 24 toneladas, 14 metros de altura, 10 metros de largura, 4 teclados e 3 anos de silêncio, esta será uma noite memorável para todos os presentes. 

O contributo de todos os membros da Irmandade da Lapa, dos generosos fiéis da Igreja,  da Câmara Municipal do Porto e da Fundação “la caixa”,  fez com que o sonho de ouvir este órgão a tocar novamente fosse possível. 

Apesar do elevado valor do restauro, nada paga o privilégio de ouvir as notas a percorrer cada tubo como se de uma orquestra se tratasse. 

Toda esta beleza se completa com a grandiosa Igreja da Lapa, monumento que guarda o coração de D. Pedro IV e, o talentoso e atencioso Olivier Latry. Organista titular de Notre-Dame aos 23 anos e organista emérito da Orquestra Nacional de Montreal, desde 2012, com inúmeras distinções e prémios internacionais em todo o mundo.

A InnovStar – Leading Innovation está a trabalhar de mãos dadas com a Irmandade da Lapa para a sua transição digital. Por isso, este evento, além de ser especial para os membros da nossa equipa, é também, um pontapé de saída para fazer com que a atividade da Igreja da Lapa volte a fazer parte da elite cultural da cidade. 

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore

InnovNews

Eis o termo do Silêncio do Som Sagrado

Os grandes filósofos tentam, por palavras, exprimir o grande poder da música. Platão descreve-a na conceção de estados emocionais no ouvinte. Aristóteles faz uma abordagem mais arrojada, sugerindo que a mesma “imita” ou representa as emoções. Contudo, nada ou pouco sabemos sobre a música no seu tempo. 

InnovNews

Ser Marketing é Ser Humano

Não, o mundo digital não é um mundo que se enclausura em escritórios, trocar mensagens e realizar videoconferências. É exemplo disso a nossa Anita Bastos

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch

CTA-post.png