O que é o Marketing Digital e qual a sua importância?

Design sem nome (1)
Foi-se o tempo em que os anúncios eram feitos apenas na TV ou no Rádio e que as empresas esperavam o contacto dos clientes. O Marketing Digital chegou para mudar essa visão, com um caráter mais imediatista e aproximando-se mais do consumidor final.

Share This Post

O Marketing Digital foi um termo que se popularizou com o crescimento da internet e dos meios digitais.

De facto, a cada dia, mais pessoas estão conectadas e passam mais tempo ligadas à Internet. Então, por que não criar estratégias de marketing que identifiquem essas pessoas e atinjam de forma certeira o seu público-alvo?

Assim, o Marketing Digital nada mais é do que estratégias de marketing para promover produtos e serviços através dos meios digitais (redes sociais, blogs, sites, e-mail marketing, etc.)

Por oposição ao Marketing Tradicional – em que a preocupação é atingir o maior número de pessoas possível – as estratégias dentro do Marketing Digital permitem uma otimização da estratégia definida. Uma opção que possibilita à empresa estar mais à frente da concorrência, ajudar a determinar e atingir o público-alvo corretamente, um investimento mais baixo e a possibilidade de analisar os resultados reais com maior precisão.

Para utilizar bem as ferramentas de Marketing Digital é necessário pensar em alguns detalhes para não cometer erros. É preciso primeiramente conhecer o cliente, os seus hábitos, quais são as suas necessidades e os seus problemas… No fundo, tudo o que com ele se relaciona.

Além disso, as estratégias em ambiente web permitem que as empresas estejam mais próximas dos seus clientes de maneira mais personalizada. A relação cliente-empresa torna-se muito mais dinâmica e o feedback do cliente chega em tempo real.

Conhecido o cliente, o passo seguinte é criar conteúdos que sejam de interesse e que o faça ser fiel aos canais de comunicação da empresa e marca. Estratégia e conteúdo irão sempre andar de mãos dadas no marketing digital, pois fazendo o bom uso das duas o cliente encontrará a empresa e confiará na marca.

Ninguém está de fora do mundo digital, por isso, o Marketing Digital deve ser encarado como um criador de oportunidades para os negócios. Analisar os objetivos da empresa; definir metas; fazer uma boa estratégia; conhecer o público-alvo; criar bons conteúdos e confiar profissionais especializados são passos fundamentais que irá ajudar qualquer negócio no caminho certo.

E O MARKETING OFFLINE?

Como já referimos, o Marketing Digital é uma evolução do Marketing para os meios de comunicação que existem hoje.

Marketing Tradicional e Digital, não se anulam. Pelo contrário, complementam-se e são vários os exemplos de marcas que combinam as duas variáveis, com resultados extraordinários em termos de notoriedade da marca, alcance da campanha e aumento de vendas.

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore

InnovNews

Eis o termo do Silêncio do Som Sagrado

Os grandes filósofos tentam, por palavras, exprimir o grande poder da música. Platão descreve-a na conceção de estados emocionais no ouvinte. Aristóteles faz uma abordagem mais arrojada, sugerindo que a mesma “imita” ou representa as emoções. Contudo, nada ou pouco sabemos sobre a música no seu tempo. 

InnovNews

Ser Marketing é Ser Humano

Não, o mundo digital não é um mundo que se enclausura em escritórios, trocar mensagens e realizar videoconferências. É exemplo disso a nossa Anita Bastos

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch

CTA-post.png